DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem a satisfação de convidá-los(as) para assistirem à defesa da dissertação em Física do discente Carlos Eduardo Viana De Freitas.

TÍTULO: Aplicando critérios de seleção de modelos no contexto bayesiano para comparar e selecionar modelos cosmológicos via dados de SNe Ia

LOCAL: Sala virtual — solicite o link à secretaria do PPGF

DIA: 05/04/2024

HORA: 08h

RESUMO: Nos encontramos em um Universo composto intrinsecamente por duas componentes dominantes, matéria escura e energia escura, sendo que o modelo matemático que melhor lhe descreve é atualmente o paradigma ΛCDM. Sabendo que existem variações desse cenário na literatura, tais como XCDM e CPL, este trabalho tem como ênfase comparar estes modelos com o modelo vigente para diferentes casos de curvatura (k = 0 e k ≠ 0) buscando restringir os parâmetros cosmológicos e categorizar os modelos por meio de métodos estatísticos, como χ2min e os critérios de seleção de modelos. Para isso utilizaremos duas amostras de supernovas do tipo Ia, uma provinda do grupo Supernova Cosmology Project (UNION 2.1) e a outra do PANTHEON 2018. Cada conjunto de dados  foi confrontado pelos modelos cosmológicos, verificando o comportamento que esses desenvolveram aos métodos estatísticos e, consequentemente, foi utilizado critérios de seleção para inferir o modelo que melhor se ajusta aos dados observados. Para a primeira amostra citada acima, ambos os critérios, AIC e BIC, favoreceram o modelo ΛCDMk = 0. Já para a última amostra, o favorecimento é dado para o modelo XCDMk = 0 conforme o critério AIC, enquanto para o critério BIC foi o ΛCDMk = 0.

BANCA EXAMINADORA:

Profa. Dra. Maria Aldinêz Dantas — UERN (Presidente da banca e orientadora)

Prof. Dr. Edésio Miguel Barboza Júnior — UERN (examinador interno)

Prof. Dr. Hidalyn Theodory Clemente Mattos de Souza — UFERSA (Examinador externo)

Anterior O Programa de Pós-Graduação em Física da UERN oferece bolsas de estudo

Deixe o seu comentário

en_US