DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem a satisfação de convidá-los(as) para assistirem à defesa da dissertação em Física do discente Roniel Fernandes Barbosa.

TÍTULO: Restringindo parâmetros do modelo ΛCDM-Rastall utilizando lookback time e idades de Galáxias em intermediários e altos-redshift 

LOCAL: Sala virtual — solicite o link à secretaria do PPGF

DIA: 05/04/2024

HORA: 14h

RESUMO: A partir da década de 90, com a descoberta da expansão acelerada do Universo, diversas tentativas foram realizadas com o intuito de explicar a natureza do mecanismo que causa essa aceleração. Até o momento, as observações cosmológicas reforçam a consolidação do modelo cosmológico Λ- Cold Dark Matter (ΛCDM) como o mais adequado para explicar a dinâmica do Cosmos. Esse modelo assume um fluido de pressão negativa, a constante cosmológica — Λ, impulsionando essa expansão acelerada. No entanto, esse modelo ainda é incipiente para explicar de forma satisfatória esse mecanismo, dando origem ao problema da constante cosmológica, além de apresentar outros problemas como o da planicidade do universo, por exemplo, impelindo a busca por cenários cosmológicos alternativos. Nesse contexto, este trabalho explorou o modelo cosmológico ΛCDM-Rastall, derivado da teoria gravitacional não-conservativa de Rastall, alternativa à Teoria da Relatividade Geral de Einstein, mediante testes estatísticos, envolvendo amostra de dados composta por 32 idades de galáxias em intermediários e altos redshifts. Assim, esse modelo foi analisado por meio de dois testes denominados Lookback Time e Age. No primeiro assumimos a idade do Universo, t0 = 13.8±0.024 Ganos e H0 = 67.4±0.5 km/s/Mpc, enquanto para o último adotaram-se os seguintes valores para constante de Hubble: i) H0 = 74±1.4 km/s/Mpc resultando em Ωm = 0.29±0.019 e λ = 0.5±0.074  e ii) H0 = 67.4±0.5 km/s/Mpc obtendo Ωm = 0.36±0.024 e λ = 0.5±0.076. Encontramos ainda as idades teóricas do Universo para esses cenários.

BANCA EXAMINADORA: 

Profa. Dra. Maria Aldinêz Dantas — UERN (Presidente da banca e orientadora)

Prof. Dr. Francisco Ernandes Matos Costa — UFERSA (examinador externo)

Prof. Dr. Alexsandro Pereira Lima — UFRN (Examinador externo)

Anterior DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO

Deixe o seu comentário

es_ES