DEFESA PÚBLICA DE TESE

O PPGF/UERN convida a comunidade acadêmica e público para a defesa da dissertação em Física do discente Maxsuel Marcos Fernandes de Lima.

TÍTULO: Análises comparativas das distribuições de comprimentos do genoma vegetal e viral via estatísticas generalizadas

Sala virtual: solicite o link à secretaria do PPGF
Dia: 29/02/2024
Hora: 10:00

RESUMO: Esta tese de doutorado explora a análise estatística das distribuições de comprimentos de genomas vegetais e virais, buscando compreender padrões e correlações estatísticas subjacentes. Propomos uma ampla quantidade de modelos derivados das estatísticas generalizadas de Tsallis e Kaniadakis: q−exponencial, soma de q−exponenciais, q−Gaussiana, q−Weibull, κ−exponencial, soma de κ−exponenciais e κ−Maxwelliana. Utilizamos a inferência Bayesiana e os critérios AIC e BIC para identificar os modelos que melhor explicam o comportamento das sequências genéticas analisadas. Inicialmente estudamos as distribuições de comprimentos associados aos ı́ntrons e éxons de duas espécies vegetais pertencentes à família das Cucurbitaceae, a saber, Cucumis sativus e Cucumis melo. Nesse caso testamos os ajustes para as funções q−exponencial e soma de q−exponenciais, onde a última se mostrou superior. Os valores encontrados para o ı́ndice entrópico q, para todos os cromossomos de ambas as espécies, foram de 1,28 ± 0,06 para íntrons e 1,06 ± 0,13 para exons. Expandimos essa investigação no contexto da estatística de Kaniadakis, utilizando mais três espécies de Cucurbitáceas: Cucurbita máxima, Cucurbita moschata e Cucurbita pepo. Os modelos κ−exponencial, soma de κ−exponenciais e κ−Maxwelliana foram testados e a soma de κ−exponenciais se mostrou superior aos demais, considerando as sequências de exons e introns. Os valores do índice entrópico κ para as espécies analisadas se enquadram no intervalo (0, 35 ± 0, 08). Ampliamos a base de dados para 23 espécies de vegetais pertencentes a 7 famílias distintas e testamos a viabilidade dos modelos propostos para explicar as distribuições de comprimentos das proteínas vegetais. As funções q−Gaussiana e κ−Maxwelliana se mostraram superiores e apresentaram valores de q e κ na mesma faixa para todas as espécies investigadas: qg = 1,28(4) e κ = 0,38(4). Essas funções também se mostraram eficientes em explicar o comportamento das distribuições de comprimentos das proteínas de 25 espécies virais, pertencentes às famílias Flaviviridae e Coronaviridae. Identificamos a possível existência de uma informação biológica, presente nas cadeias do DNA, capaz de caracterizar plantas e vírus.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Dory Hélio Aires de Lima Anselmo (Orientador/UFRN)
Prof. Dr. José Ronaldo Pereira da Silva (Examinador interno/UERN)
Prof. Dr. Idalmir de Souza Queiroz Júnior (Examinador interno/UFERSA)
Prof. Dr. Alexandre Ferreira Ramos (Examinador externo/USP)
Prof. Dr. Sérgio Luiz Eduardo Ferreira da Silva (Examinador externo/IPT)

Anterior DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO

Deixe o seu comentário

es_ES