DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO

O PPGF/UERN convida a comunidade acadêmica e público para assistirem à defesa de dissertação de Adlan da Silva Freitas.

TÍTULO: Efeito magnetocalórico em aglomerados de nanopartículas ferromagnéticas.
LINK DA SALA: meet.google.com/oev-axcu-ctx
DIA: 26/10/2023
HORA: 14h00

RESUMO: O efeito magnetocalórico (EMC) desperta interesse em diversas áreas de pesquisa, como biotecnologia, medicina, engenharia dos materiais, por seu potencial tecnológico inovador. Quando um material magnético é submetido a um campo magnético externo, ele experimenta uma mudança em sua entropia. Ademais, quando o campo magnético externo é retirado adiabaticamente, o material magnético sofre uma redução de temperatura, esse fenômeno é o referido efeito magnetocalórico. A principal aplicação do EMC é refrigeração magnética, em escala macroscópica. Acredita-se atualmente que o EMC poderá ser usado também em escala nanoscópica. O uso de EMC no desenvolvimento de sistemas de refrigeração magnética, poderá ter impacto altamente positivo na segurança ambiental porque poderá propiciar uma possível substituição dos sistemas de refrigeração usados atualmente, baseados em compressão de gases, que causam grandes prejuízos ambientais, porque causam danos na camada de ozônio que protege a terra. Assim as pesquisas estão concentradas fartamente na busca por novos materiais e que apresentem maior eficiência do EMC. Por outro lado, é de fundamental importância a compreensão das interações dos momentos magnéticos entre si, com a temperatura e com campos externos, bem como o conhecimento e controle da ordem magnética de sistemas artificiais, com restrições geométricas, para o desenho de novas estruturas magnéticas que possam vir a atender à demanda atual. O objetivo deste trabalho é estudar o impacto da interação dipolar entre nanopartículas de Gd no efeito magnetocalórico global de aglomerados de nanopartículas ferromagnéticas de gadolínio (Gd), mantidas com densidade uniforme em volumes com geometria elipsoidal. A anisotropia magnética de um aglomerado elíptico de nanopartículas de Gd tem origem na interação dipolar e, consequentemente, depende da geometria do aglomerado. Consideramos aglomerados elípticos micrométricos com diversas excentricidades, com nanopartículas de diâmetros de 30 nm e diferentes densidades de nanopartículas. Um campo magnético fixo e constante na direção preferencial da anisotropia, eixo maior da elipse, em uma faixa de temperatura de 200 K a 450 K. Calculamos a variação isotérmica da entropia magnética $(\Delta S_{M})$ com um campo magnético externo aplicado, onde foi observado o EMC normal e o efeito magnetocalórico inverso (EMCI), devido à competição entre as energias Zeeman e de interação dipolar.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Artur da Silva Carriço (Orientador/UFRN).
Prof. Dr. Idalmir de Souza Queiroz Júnior (Examinador interno/UFERSA).
Prof. Dr. Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças (Examinador externo/UFERSA).

Anterior DEFESA PÚBLICA DE TESE

es_ES