Docentes

Docentes Permanentes

Ana Lúcia Dantas
Graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1992), mestrado em Física pela UFRN (1995) e doutorado em Física pela UFRN (1999). Em 2005, fez pós-doutorado na Universidade do Colorado, nos EUA. Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e Diretora do Campus da UERN em Natal. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando principalmente em temas relacionados com sistemas magnéticos nanoestruturados e aplicações biomédicas.

Dory Hélio Aires de Lima Anselmo
Concluiu o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN em 1999. Atualmente é professor da UFRN. Atua na área de Física, com ênfase em materiais magnéticos, propriedades magnéticas e ultimamente tem se dedicado à pesquisa em estatísticas generalizadas. Em suas atividades profissionais interagiu com dezenas de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Superlattices, spin waves, super-redes, optical phonons, ondas de spin, localization, multifractals, anisotropy, e estruturas quasiperiodicas.

Edésio Miguel Barboza Júnior
Graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2004), mestrado em Física pela UFF (2007) e doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2010). Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmologia quântica e energia escura.

Fábio Cabral Carvalho
Graduação em Física pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1998), mestrado em Física pela UFPB (2000) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou pós-doutorado no Observatório Nacional (2005-2007) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2008-2009). Atualmente é professor do Departamento de Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia escura, aceleração do Universo, modelos de quintessência, inflação, radiação cósmica de fundo, teorias f(R) da gravitação e aplicações de Termodinâmica em Cosmologia.

João Maria Soares
Graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1998), mestrado em UFRN (2001) e doutorado em Física pela UFRN (2004). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UERN. Tem experiência na área de Física, com ênfase na preparação, estudo das propriedades estruturais, magnéticas e de transporte eletrônico de materiais, como: nanopartículas magnéticas, ligas granulares, nanocompósitos magnéticos, ferritas, perovskitas, hexaferritas.

José Alzamir Pereira da Costa
Graduação Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e PhD pela University of Oxford (1987). Professor aposentado da UFRN, é atualmente professor titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Dielétricos e Semicondutores e Propriedades Dielétricas de materiais nanoestruturados, atuando principalmente nos seguintes temas: Semicondutores, transporte; Síntese e caracterização de dielétricos e semicondutores nanoestruturados; Propriedades Óticas devido a fônons e mágnons (Novos Efeitos); Refração negativa em cristais anisotrópicos; Propriedades de materiais usando primeiros princípios; Atualmente também desenvolve estudos modificação de superfícies e deposição de camadas usando plasma.

José Marcos Sasaki
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1983), mestrado em Física (1988) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (1993). Desde abril de 2016 é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará – UFC. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: teoria dinâmica da difração de raios-x, nanopartículas e método Rietveld. É coordenador do Laboratório Multiusuários em Nanotecnologia/CNPq. Atualmente trabalha na caracterização de cristais por difração de raios x usando radiação síncrotron e na síntese de nanopartículas aplicadas em sensores ópticos e células fotovoltaicas.

José Ronaldo Pereira da Silva
É bacharel, mestre e doutor em Física, com área de concentração em Astrofísica Estelar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Suas pesquisas visam o desenvolvimento e/ou aplicação de novos métodos estatísticos para analisar relações entre rotação e parâmetros físicos das estrelas, bem como a aplicação das estatísticas generalizadas a sistemas astrofísicos.

Leonardo Andrade de Almeida
É professor do Departamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui mestrado (2009) e doutorado (2012) em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e bacharelado em Física (2006) pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Trabalhou no Departamento de Astronomia da USP (2013-2014 e 2015-2017), no Departamento de Física e Astronomia – Johns Hopkins University (2014-2015), no Departamento de Física da UFRN (2017-2019) como pós-doutor e no Departamento de Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte como professor visitante (2019-2020). Têm experiência em Astrofísica atuando nas seguintes áreas: Evolução Estelar e Exoplanetologia.

Nilson Sena de Almeida
É graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), fez mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981). Fez pós-doutorado na University Of California Irvine em 1987 e em 1995. É professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas: átomos, laser intenso, níveis de energia.

Raimundo Silva Júnior
É doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN (2000) com estágio de Pós-doutorado no Observatório Nacional/MCT em 2005-2006. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística não-extensiva e aplicações, termodinâmica fora do equilíbrio e cosmologia.

Thomas Dumelow
Graduado em Físico-Química pela University of Sussex (1974), mestrado em Ciências pela University of East Anglia (1976) e PhD em Física pela Loughborough University Of Technology (1984). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em propriedades ópticas e espectroscopia da matéria condensada, interação da matéria com radiação e partículas. Atua principalmente nos seguintes temas: espectroscopia no infravermelho distante, super redes semicondutoras, ressonância magnética nuclear, fônons e magnetização.

Vamberto Dias de Mello
É graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1994), mestrado em Física pela UFRN (1997) e doutorado em Física pela UFRN (2005). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades magnéticas de filmes finos de terras raras e efeito magnetocalórico.

Colaboradores

Bráulio Batista Soares
Tem bacharelado, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua principalmente nos seguintes temas: rotação e evolução estelar, estatísticas generalizadas extensivas e não-extensivas, e distribuições estatísticas.

Idalmir de Souza Queiroz Júnior
Tem graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1992) optando pelas ênfases em Telecomunicações e Eletrônica. Cursou mestrado em Engenharia Elétrica pela UFRN (1995) na área de Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas e Antenas. Fez doutorado em Física pela UFRN (2003) na área de em Equações de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase. Concluiu seu Pós-Doutorado em Física na área de Magnetismo e Propriedades Magnéticas, aplicado em nanoestruturas magnéticas e spintrônicas. Atualmente trabalha em Simulação de Monte Carlo de Sistemas Magnéticos e modelos de micromagnetismo em nano estruturas magnéticas.

Mackson Matheus França Nepomuceno
É licenciado em Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e mestre em Física pela UERN, com estudos na área de rotação estelar. Fez doutorado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com ênfase em análise estatística de ondas gravitacionais detectadas pelo LIGO. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem interesse em Física Geral com ênfase em Astrofísica Estelar e Astroestatística.

Maria Aldinez Dantas
Tem graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Astronomia pelo Observatório Nacional. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia.

pt_BR