Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi recomendado pela CAPES em 2007 e teve suas atividades iniciadas em 2008. Desde então, o PPGF titulou 55 mestres até final do ano de 2018, a maioria destes egressos está em programas de doutorado no país ou no exterior ou ocupando as vagas oferecidas em concursos para docentes dos Institutos Federais de Educação existentes na região. Graças ao crescimento das atividades científicas, os docentes do PPGF tem cooperação efetiva através de projetos institucionalizados com pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Estas instituições têm recebido alunos egressos do PPGF e mantido colaborações que estão trazendo resultados positivos para os programas envolvidos. O trabalho em colaboração realizado pelo corpo docente do PPGF envolve também pesquisadores de outras instituições, como por exemplo: Observatório Nacional, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade de São Paulo, University of Glasgow e outras instituições.
 
O PPGF possui duas áreas de concentração: Física da Matéria Condensada e Astrofísica e Cosmologia. A primeira, possui três linhas de pesquisas: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas; Física Estatística e Teoria Cinética e Materiais Dielétricos e Semicondutores. A segunda possui duas linhas de pesquisas: Astrofísica Estelar e Cosmologia e Gravitação.
O Programa está instalado na cidade de Mossoró, ponto médio entre as capitais dos estados do Rio Grande do Norte (RN) e do Ceará (CE). Devido estar localizada no semiárido nordestino, uma região desprovida de universidades, sua atuação cobre uma área da ordem de duzentos quilômetros de raio, abrangendo vários municípios. Os cursos de Graduação e Pós-Graduação contribuem de forma significativa para a qualificação dos recursos humanos nesta região, atraindo não apenas alunos das cidades do oeste potiguar, mas também aqueles oriundos de municípios dos estados da Paraíba (PB) e do ceará (CE). Deve ser ressaltado que o crescente desenvolvimento dessa região tem gerado uma maior demanda por profissionais qualificados e a limitada oferta de oportunidades de qualificação tem motivado as instituições a buscarem condições para oferecerem uma formação qualificada para cobrir esta lacuna. Em particular, a UERN tem tido papel fundamental para todo o oeste potiguar na formação de profissionais nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Biológicas e da Saúde e, para continuar cumprindo este papel, tem ampliado esta atuação com a oferta de cursos de pós-graduação de modo a suprir tal demanda. Este fato torna claro o grande papel social do PPGF-UERN na formação de recursos humanos para toda a sociedade.
Processo de Seleção: Anual 
Turno de Funcionamento: Diurno
Conceito CAPES: 4
Área: Física       



MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA

PPgF

Telefone: (84) 3315-2240
E-mail: ppg.fisica@uern.br

E-mail alternativo: ppg.fisicauern.gmail.com

 

Últimas Notícias