Linhas de Pesquisa

Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas

Nesta linha, os pesquisadores fazem modelagem de sistemas magnéticos artificiais, tais como partículas superparamagnéticas, dots nanométricos, filmes e multicamadas magnéticas de metais de transição e terras raras. Também fazem síntese e caracterização das propriedades estruturais, magnéticas e de transporte eletrônico em materiais volumosos, filmes finos e sistemas granulares.

Pesquisadores

Profa.  Dra. Ana Lúcia Dantas
Prof. Dr. João Maria Soares
Prof. Dr. Marco Antonio Morales Torres
Prof. Dr. Nilson Sena de Almeida
Prof. Dr. Vamberto Dias de Mello


Física Estatística e Teoria Cinética

Seus pesquisadores estudam as propriedades termodinâmicas e magnéticas de sistemas físicos. Aplicam a Mecânica Estatística, de ensemble estatístico e suas generalizações, extensiva e não-extensiva na Física e na Astrofísica. Desenvolvem estudos dos fundamentos da teoria cinética clássica e relativística aplicadas a diversos sistemas físicos. Utilizam a simulação computacional em suas pesquisas sobre transições de fase e fenômenos críticos.

Pesquisadores

Prof. Dr. Idalmir de Souza Queiroz Júnior
Prof. Dr. Fábio Cabral Carvalho
Prof. Dr. José Ronaldo Pereira da Silva
Prof. Dr. Raimundo Silva Júnior


Materiais Dielétricos e Semicondutores

Nesta linha, os pesquisadores realizam estudos sobre as propriedades ópticas de materiais na faixa do infravermelho distante. Para isso, utilizam medidas dos espectros de fônons e plásmons.

Pesquisadores

Prof. Dr. José Alzamir Pereira da Costa
Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire
Prof. PhD. Thomas Dumelow


Astrofísica

Na linha de pesquisa em Astrofísica os pesquisadores estudam a evolução do momentum angular estelar, processos de diluição e mistura de elementos químicos nas estrelas, nucleossíntese estelar e exoplanetologia. Estudam as distribuições estatísticas da rotação estelar. Caracterizam estrelas e determinam parâmetros atmosféricos por síntese espectral.

Pesquisadores

Prof. Dr. José Ronaldo Pereira da Silva
Prof. Dr. Bráulio Batista Soares


Cosmologia e Gravitação 

Na área de Cosmologia os pesquisadores estudam problemas fundamentais de Gravitação e Cosmologia Clássica e Quântica. Os projetos desenvolvidos estão relacionados com cosmologia analítica,  númerica e observacional. Principais temas de pesquisa: Universo primordial, matéria escura, aceleração cósmica recente, radiação cósmica de fundo em micro-ondas e parâmetros cosmológicos, inflação cosmológica, modelos anisotrópicos, teorias modificadas de gravidade e suas implicações em cosmologia, efeitos clássicos e quânticos sobre a dinâmica do Universo em largaescala.

Pesquisadores

Profa.Dra. Maria Aldinêz Dantas
Prof. Dr. Edésio Miguel Barboza Júnior
Prof. Dr. Fábio Cabral Carvalho
Prof. Dr. Raimundo Silva Júnior


Astrofísica Estelar

Pesquisa a rotação estelar: medidas observacionais, distribuições estatísticas, correlações com parâmetros

 

observacionais, relação com a nucleossíntese, processos de diluição e mistura, produção de campo magnético.

Pesquisadores:

Prof. Dr. José Ronaldo Pereira da Silva
Prof. Dr. Bráulio Batista Soares


 

Propriedades ópticas, magnetoópticas, fotocatalíticas e multiferróicas

Além disso, materiais são sintetizados por processos químicos e por reação de estado sólido e estudada as suas propriedades multiferróicas, tais como o acoplamento magnetoelétrico e magnetoelástico. Os materiais primários envolvidos serão do tipo perovskitas, dupla perovskitas, além de manganitas e silenitas. Estes materiais podem apresentar mais de uma propriedade ferróica ao mesmo tempo, tais como, a ferroeletricidade, o ferro/antiferromagnetismo e/ou a ferroelasticidade. Além das análises magnéticas, o estudo desses materiais é feito através das propriedades elétricas usando medidas de ciclos P-E (histerese) e teste “positive-up-negative-down” (PUND).

Pesquisadores:

Prof. PhD. Thomas Dumelow

 

MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA